Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diversidade e riqueza de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em remanescentes de Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, SP

Texto completo
Autor(es):
Silvia Sayuri Suguituru [1] ; Débora Rodrigues de Souza [2] ; Catarina de Bortoli Munhae [3] ; Renata Pacheco [4] ; Maria Santina de Castro Morini [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Mogi das Cruzes. Laboratório de Mirmecologia. Núcleo de Ciências Ambientais - Brasil
[2] Universidade de Mogi das Cruzes. Laboratório de Mirmecologia. Núcleo de Ciências Ambientais - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Centro de Estudos de Insetos Sociais - Brasil
[4] Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Biologia - Brasil
[5] Universidade de Mogi das Cruzes. Laboratório de Mirmecologia. Núcleo de Ciências Ambientais - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 13, n. 2, p. 141-152, 2013-06-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a diversidade, composição e a similaridade da fauna de formigas entre sete remanescentes de Floresta Ombrófila Densa da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Dois desses remanescentes pertencem à Unidades de Conservação, quatro estão sob proteção e um fragmento pertence à propriedade particular. Em cada área foram coletadas 50 m2 de serapilheira, que foram submetidas à extratores do tipo mini-Winkler, onde permaneceram por 48 h. Todas as coletas ocorreram no período chuvoso. No total foram registradas 11 subfamílias, 44 gêneros e 158 morfoespécies/espécies de formigas. As espécies mais frequentes em todas as áreas foram Pheidole sp.7, Solenopsis sp.1, Hypoponera sp.1 e Strumigenys denticulate. O maior valor de diversidade α foi registrado na unidade de conservação com composição florística de Mata Atlântica; o menor valor em florestas com influência antrópica. A variação na composição de espécies entre as áreas indica a substituição de espécies entre os remanescentes de Floresta Ombrófila Densa da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, o que sugere a importância da preservação dessas áreas para a conservação da diversidade regional da fauna de formigas. (AU)

Processo FAPESP: 98/14509-0 - Levantamento da fauna de formigas do parque natural municipal da serra do itapety, no municipio de mogi das cruzes(sp).
Beneficiário:Maria Santina de Castro Morini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 05/58556-8 - A fauna de formigas (hymenoptera: formicidae) de ecossistemas urbanos e de serapilheira, em areas de mata atlantica da bacia hidrografica do alto tiete.
Beneficiário:Maria Santina de Castro Morini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular