Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Tatiana Yonekura [1] ; Cássia Baldini Soares [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18, n. 5, p. 968-974, 2010-10-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Enfermagem
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública   Adolescentes   Jogos educativos   Tecnologia educacional
Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a potencialidade de um jogo como estratégia de sensibilização para a consecução de grupos focais com adolescentes, em investigações sobre valores. Foram realizados 29 grupos em 10 instituições sociais, do município de Santo André, SP A amostra foi composta por 209 adolescentes de 15 a 19 anos. Os resultados indicaram que a maioria se expressou sem dificuldades, discutindo cada uma das frases com desenvoltura, envolvimento e respeito às opiniões divergentes, além de ser um método capaz de promover a reflexão e estimular o debate acerca de valores sociais. Pode-se concluir que o jogo mostrou-se adequado para a apreensão de dados. O caráter lúdico possibilitou a participação dos adolescentes de forma intensa, descontraída, prazerosa e interativa, o que facilitou o aprofundamento das discussões sobre o tema. A avaliação também permitiu identificar forte motivação dos adolescentes para discutir valores sociais. (AU)

Processo FAPESP: 06/51671-9 - Jovens, valores e consumo de drogas: políticas públicas na perspectiva da saúde coletiva
Beneficiário:Cássia Baldini Soares
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas