Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da condutividade hidráulica em área de recarga do aqüífero Botucatu

Texto completo
Autor(es):
Lázaro V. Zuquette [1] ; Janaina B. Palma [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rem: Revista Escola de Minas; v. 59, n. 1, p. 81-87, 2006-03-00.
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Assunto(s):Condutividade hidráulica do solo   Infiltração superficial   Aquíferos   Botucatu (SP)
Resumo

O trabalho apresenta os valores de condutividade hidráulica obtidos a partir de ensaios de infiltração realizados na bacia do Córrego Vaçununga, na região de Luis Antônio (nordeste do Estado de São Paulo). Os ensaios foram realizados em arenitos da Formação Botucatu que apresentam características típicas das áreas de recargas do aqüífero livre Botucatu. Além dos ensaios de duplo anel, foram realizados ensaios em laboratório para caracterizar os materiais inconsolidados quanto aos índices físicos. Os resultados foram correlacionados com os valores de condutividade hidráulica e com a capacidade de infiltração do solo. Observou-se que, embora a região apresente homogeneidade geológica, o comportamento hidrodinâmico sofre significativa influência do tipo de uso instalado e de seu estágio evolutivo, assim como das praticas de manejo. (AU)

Processo FAPESP: 00/03027-7 - Elaboração de cartas de eventos perigosos e riscos associados aos processos erosivos Escala 1:10.000, região de São Pedro, SP: desenvolvimento metodológico
Beneficiário:Lázaro Valentin Zuquette
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular