Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Registro em prontuário de crianças e a prática da integralidade

Texto completo
Autor(es):
Prado, Sônia Regina Leite de Almeida ; Fujimori, Elizabeth
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 59, n. 1, p. 67-71, jan.-fev. 2006.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Enfermagem
Assunto(s):Saúde pública   Atenção primária à saúde   Recursos humanos em saúde   Saúde da criança   Registros médicos
Resumo

Tendo o princípio da integralidade como um dos aspectos fundamentais na qualidade da atenção prestada à saúde, elegeu-se o registro em prontuário como indicador de sua expressão na prática. O objetivo foi analisar o registro em prontuário de duas unidades de saúde com modelos assistenciais distintos, uma que organiza a assistência conforme o modelo tradicional (sem-PSF) e outra que tem com o eixo estruturante, o Programa de Saúde da Família (com-PSF). Foram analisados 194 prontuários de crianças menores de 5 anos. Constatou-se que na unidade com-PSF os registros são mais sistemáticos, favorecendo a melhor compreensão do processo saúde-doença, a integração entre os profissionais e o acompanhamento sistemático da criança, promovendo a continuidade da assistência, e portanto, a integralidade da atenção. (AU)

Processo FAPESP: 00/01957-7 - Saúde da família: avaliação da nova estratégia assistencial no cenário das políticas públicas
Beneficiário:Tamara Iwanow Cianciarullo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas