Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência da atmosfera na sinterização do cromito de lantânio dopado

Texto completo
Autor(es):
L. F. G. Setz ; S. R. H. Mello-Castanho ; I. Santacruz ; R. Moreno ; M. T. Colomer
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 59, n. 351, p. 366-371, Set. 2013.
Resumo

O cromito de lantânio (LaCrO3) para ser utilizado como interconector em células a combustível de óxido sólido, ademais de possuir condutividade elétrica adequada, deve apresentar alta densidade, contribuindo com a estanqueidade dos gases utilizados. Utilizando LaCrO3 dopado com Sr e Co sintetizado por combustão, estudou-se o efeito das atmosferas inerte (argônio) e oxidante (ar) no comportamento de sinterização e densificação. As peças foram sinterizadas em dilatômetro, caracterizadas com difração de raios X e as densidades foram determinadas pelo método de Arquimedes. Na observação das microestruturas formadas utilizou-se microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostram que as duas atmosferas favorecem a densificação do cromito de lantânio dopado; porém, ciclos térmicos em meios oxidantes podem prejudicar o desempenho do material quando em utilização como interconector. (AU)

Processo FAPESP: 09/54851-6 - Processamento coloidal para produção de membranas cerâmicas assimétricas pela técnica de calandragem
Beneficiário:Luiz Fernando Grespan Setz
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado