Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Adaptação cultural e propriedades psicométricas iniciais do instrumento DISABKIDS ® – Cystic Fibrosis Module – versão brasileira

Texto completo
Autor(es):
Danielle Maria de Souza Serio dos Santos [1] ; Keila Cristiane Deon [2] ; Claudia Fegadolli [3] ; Roberta Alvarenga Reis [4] ; Lidia Alice Gomes Monteiro Marin Torres [5] ; Monika Bullinger [6] ; Claudia Benedita dos Santos [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Sao Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto - Brasil
[2] Universidade de Sao Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto - Brasil
[3] Universidade Federal de Sao Paulo - Brasil
[4] Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Odontologia Preventiva e Social - Brasil
[5] Universidade de Sao Paulo - Brasil
[6] Universitatsklinikim Hambug-Eppendorf - Alemanha
[7] Universidade de Sao Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47, n. 6, p. 1311-1317, 2013-12-01.
Resumo

Este estudo objetivou adaptar culturalmente e descrever as propriedades psicométricas iniciais do instrumento de mensuração de qualidade de vida relacionada à saúde DISABKIDS® − Cystic Fibrosis Module para crianças e adolescentes e seus pais/cuidadores. Estudo metodológico de desenvolvimento sequencial, incluindo 126 participantes em quatro estados brasileiros. Envolveu tradução e retrotradução dos itens, equivalência conceitual e semântica, validade de face e descrição das propriedades psicométricas iniciais relacionadas ao construto e fidedignidade . Para equivalência semântica da versão adaptada houve ajustes na redação de um item. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória com valores de alfa de Cronbach entre 0,70 e 0,85, validade convergente com valores de correlação acima 0,40 em 85% dos itens e validade divergente com valores de ajuste superiores a 75%. A versão brasileira do DISABKIDS® - CFM certamente se constituirá em um instrumento válido e confiável para a mensuração da qualidade de vida de crianças e adolescentes brasileiros com fibrose cística. (AU)

Processo FAPESP: 08/52671-8 - Adaptacao transcultural e validacao do modulo especifico fibrose cistica do instrumento de mensuracao de qualidade de vida relacionada a saude de criancas e adolescentes, disabkids.
Beneficiário:Danielle Maria de Souza Serio dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado