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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Controle de tráfego e seu efeito na qualidade física do solo e no cultivo da cana-de-açúcar

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Soares de Souza [1] ; Zigomar Menezes de Souza [2] ; Reginaldo Barboza da Silva [3] ; Ronny Sobreira Barbosa [4] ; Fernando Silva Araújo [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Espirito Santo State Inst Res Tech Assistance & R, BR-29915140 Linhares, ES - Brazil
[2] Univ Campinas FEAGRI UNICAMP, BR-13083875 Campinas, SP - Brazil
[3] Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Unidade Registro, BR-11900000 Registro, SP - Brazil
[4] Sao Paulo State Univ FCAV UNESP, BR-14870900 Jaboticabal, SP - Brazil
[5] Federal University of Piauí - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência do Solo; v. 38, n. 1, p. 135-146, 2014-02-00.
Resumo

O cultivo do canavial com uso intenso de máquinas, principalmente na colheita, resulta na compactação do solo, o que influencia no desenvolvimento da cultura. O manejo com controle de tráfego agrícola representa uma alternativa ao setor, podendo preservar a qualidade física do solo, resultando em maior crescimento radicular, produtividade e qualidade da cana. Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade física de um Latossolo Vermelho com e sem controle de tráfego agrícola e seu efeito no desenvolvimento radicular, na produtividade e na qualidade tecnológica da cana-de-açúcar. Os manejos avaliados foram: testemunha sem controle de tráfego (NTC), controle de tráfego com ajuste da bitola do trator e do transbordo de cana colhida (TC1) e controle de tráfego com ajuste da bitola e uso de piloto automático (TC2). Amostras de solo foram coletadas nas camadas 0,00-0,10; 0,10-0,20; e 0,20-0,30 m nas linhas de plantio e do rodado (entrelinha) e na região do canteiro, distante 0,30 m da linha de plantio. A produtividade foi medida com balança específica para transbordo. As variáveis tecnológicas da cana foram medidas em cada parcela. Os monólitos de solo foram coletados para análise do sistema radicular. O TC2 apresentou menor densidade e grau de compactação e maior porosidade total e macroporosidade na linha de plantio. A resistência do solo à penetração, na linha de plantio, foi inferior a 2 MPa no TC1 e no TC2. Os sistemas de manejo não diferiram quanto à agregação do solo e ao carbono orgânico total. Os manejos TC1 e TC2 apresentaram maior superfície e volume radicular, com maior produtividade e rendimento de açúcar em relação ao manejo NTC. As variáveis tecnológicas da cana não diferiram entre os manejos. Os manejos TC1 e TC2 preservaram a qualidade física do solo na região da soqueira, aumentando o desenvolvimento radicular, com incremento de 18,72 e 20,29 % na produtividade de cana e no rendimento de açúcar, respectivamente. (AU)

Processo FAPESP: 08/09232-3 - Controle de tráfego em área cultivada com cana-de-açúcar
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular