Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo da influência de argilas organofílicas no processo de biodegradação do PLA

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Moraes Sinohara Souza ; Ana Rita Morales ; Lucia Helena Innocentini Mei ; Maria Aparecida Marin-Morales
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA; v. 24, n. 1, p. 110-116, 2014.
Resumo

Neste estudo, foram preparados, pelo método de intercalação do fundido, nanocompósitos de PLA com as argilas organofílicas Cloisite 20A e Cloisite 30B. A influência das argilas no processo de biodegradação do PLA foi avaliada com base no método de respirometria. A incorporação da argila Cloisite 20A praticamente não alterou a curva de mineralização do PLA. O nanocompósito com Cloisite 30B, por sua vez, apresentou um comportamento distinto, indicando um atraso no processo de biodegradação do polímero neste material. As amostras foram caracterizadas pelas técnicas de Difração de Raios X, Análise Termogravimétrica e Calorimetria Diferencial Exploratória. A caracterização dos materiais indicou uma estrutura possivelmente intercalada dos nanocompósitos, bem como a redução da estabilidade térmica e um pequeno aumento no grau de cristalinidade, em relação ao polímero puro. (AU)

Processo FAPESP: 12/00227-2 - Estudo de nanocompósitos de PLA/argilas organofílicas: caracterização, biodegradação e efeitos genotóxicos e mutagênicos
Beneficiário:Ana Rita Morales
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular