Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Microarthridion corbisierae sp. nov. (Harpacticoida, Tachidiidae), um novo copépode da meiofauna do litoral norte do estado de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Kihara, Terue C. ; Rocha, Carlos E. F.
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Zoologia; v. 24, n. 4, p. 907-918, 2007.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Zoologia
Assunto(s):Comunidades marinhas   Meiobentos   Fauna   Copepoda   Plataforma continental
Resumo

Durante estudos sobre a diversidade de copépodes harpacticóides meiobentônicos marinhos, um novo representante da família Tachidiidae foi encontrado na plataforma continental interna do estado de São Paulo, entre o canal de São Sebastião e a área costeira em frente á praia de Ubatumirim, Ubatuba (23º24'S, 44º57,6'W). Material complementar foi coletado próximo à praia da Enseada, Ubatuba (23º30'S, 45º05'W). Embora esta nova espécie compartilhe com M. laurenticum (Nicholls, 1940) a redução das antênulas, ela pode ser facilmente distinguida de seus congêneres pela presença de apenas 2 artículos no endópodo da perna 4 e pela redução no número de cerdas internas do endópodo-3 das pernas 1-4 e do exópodo-3 da perna 3. Os Tachidiidae, que tipicamente habitam sedimentos finos de águas rasas salobras e marinhas do Hemisfério Norte, são considerados bioindicadores de ambientes ricos em material orgânico. Este é o primeiro relato da família no hemisfério sul. (AU)

Processo FAPESP: 98/07090-3 - Biodiversidade marinha bêntica no Estado de São Paulo
Beneficiário:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático