Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Qualidade tecnológica dos grãos de feijoeiro obtidos em diferentes épocas de cultivo

Texto completo
Autor(es):
Eliana Francischinelli Perina [1] ; Cássia Regina Limonta Carvalho [2] ; Alisson Fernando Chiorato [3] ; Rodrigo Lorencetti Tunes Lopes [3, 4] ; João Guilherme Ribeiro Gonçalves [5] ; Sérgio Augusto Morais Carbonell [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] IAC, BR-13020902 Campinas, SP - Brazil
[2] Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Genéticos Vegetais - Brasil
[3] IAC, Ctr Anal & Pesquisa Tecnol Agronegocio Graos & Fi, BR-13020902 Campinas, SP - Brazil
[4] IAC, Programa Posgrad Genet & Melhoramento Vegetal, BR-13020902 Campinas, SP - Brazil
[5] Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Grãos e Fibras - Brasil
[6] Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Grãos e Fibras - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bragantia; v. 73, n. 1, p. 14-22, 2014-03-00.
Resumo

Os caracteres que conferem qualidade tecnológica aos grãos de feijão apresentam variação genética, ambiental e da interação genótipos x ambientes. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência de épocas de cultivo na qualidade tecnológica dos grãos de feijoeiro. O experimento foi conduzido com 25 genótipos de feijoeiro (grupo comercial carioca e preto) pertencentes aos ensaios de VCU (Valor de Cultivo e Uso) nas três épocas de cultivo, correspondendo à época das águas 2009/2010, da seca 2010/2011 e do inverno 2010/2011, sob delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições, onde avaliaram-se: tempo de cozimento (TC), capacidade de absorção de água antes (Peanc) e após (Peapc) o cozimento, porcentagem de grãos inteiros (PGI), sólidos solúveis totais no caldo (SSTc), expansão volumétrica antes (EXPVac) e após (EXPVpc) o cozimento e densidade dos grãos secos (DS), macerados (DU) e cozidos (DC). As avaliações revelaram que as épocas de cultivo dos grãos para análise de qualidade tecnológica influenciam nos resultados e na diferenciação entre os genótipos, indicando interação genótipo por ambiente. Também reportaram que os genótipos C2-1-6-1, C4-8-1-1, LP04-03, IAC-Imperador, P5-4-4-1 e Pr11-6-4-1-2 sobressaíram-se em relação ao tempo de cozimento na média das três épocas. O uso de seleção precoce com base em correlações fenotípicas existentes entre as características tecnológicas não é expressivo devido à variação de magnitude entre as diferentes épocas de cultivo. (AU)

Processo FAPESP: 10/09669-2 - Melhoramento genético de feijoeiro para qualidade tecnológica e nutricional de grãos
Beneficiário:Sérgio Augusto Morais Carbonell
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular