Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Frugivoria e especificidade por hospedeiros na erva-de-passarinho Phoradendron rubrum (L.) Griseb. (Viscaceae)

Texto completo
Autor(es):
Eliana Cazetta [1] ; Mauro Galetti [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Ecologia. Grupo de Fenologia e Dispersão de Sementes - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Ecologia. Grupo de Fenologia e Dispersão de Sementes - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. Bot.; v. 30, n. 2, p. 345-351, 2007-06-00.
Resumo

Investigou-se o comportamento das aves dispersoras e as características individuais dos hospedeiros que podem afetar a presença e abundância das ervas-de-passarinho (Viscaceae) na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, Rio Claro, São Paulo - Brasil. Durante 90 horas de observações focais foram registradas 280 visitas de aves, sendo Euphonia chlorotica e E. cyanocephala os principais dispersores, responsáveis por 98,21% das visitas. foi observado parasitando apenas duas espécies de árvores: Tabebuia ochracea (Cham.) Standl. (Bignoniaceae) e Melia azedarach L. (Meliaceae). A localização na copa do hospedeiro e o tamanho do galho de inserção afetam a presença de infestações. As ervas-de-passarinho são encontradas principalmente no estrato superior da copa e em classes de diâmetro pequenas (entre 1,1 e 2,0 cm). As características relacionadas ao tamanho do hospedeiro (altura, DAP e diâmetro da copa) também estão relacionadas com o número de infestações. A presença e abundância das ervas-de-passarinho pode ser influenciada pelo comportamento dos dispersores e pelas características dos hospedeiros. (AU)

Processo FAPESP: 00/14875-9 - Frugivoria e dispersao de sementes das ervas-de-passarinho "phoradendron rubrum" (viscaceae) e "strutanthus sp." (loranthaceae) por aves no horto florestal, navarro de andrade, rio claro, sp.
Beneficiário:Eliana Cazetta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica