Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Raiva bovina segundo os mosaicos de uso e cobertura da terra no estado de São Paulo entre 1992 e 2003

Texto completo
Autor(es):
M.N. Gomes [1] ; A.M.V. Monteiro [2] ; M.I.S. Escada [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Estado de São Paulo. Defesa Agropecuária
[2] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
[3] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 63, n. 2, p. 287-295, 2011-04-00.
Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever a influência dos mosaicos de uso e de cobertura da terra na distribuição espacial da raiva bovina na região de maior incidência do Estado de São Paulo, entre 1992 e 2003. Geotecnologias foram utilizadas para gerar três camadas sobrepostas: a enfermidade caracterizada por uma função kernel, os tipos de uso e classes de cobertura da terra obtidos por classificação de imagens de satélites e a altitude. A enfermidade esteve fortemente moldada pelas áreas de vegetação rasteira (pastagens). O relevo pareceu formar os mosaicos de uso e cobertura da terra, os quais acabaram determinando os locais de grassamento ou não da enfermidade. Grandes áreas contínuas do mesmo tipo de uso e classe de cobertura da terra tenderam a ser protetoras da raiva bovina, ou favorecedoras em áreas vizinhas. (AU)

Processo FAPESP: 03/12319-0 - Geotecnologias como instrumentos para o apoio a vigilancia epidemiologica em base territorial: analise dos padroes espaciais da raiva em herbivoros domesticos no estado de sao paulo - 1992-2003.
Beneficiário:Murilo Novaes Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado