Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos da composição mineralógica e distribuição de partículas na formulação de massas: pólo cerâmico de Santa Gertrudes

Texto completo
Autor(es):
Daniel Bartolomeu [1] ; Maria Margarita Torres Moreno [2] ; Rogers Raphael da Rocha [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. IGCE. DPM
[2] UNESP. IGCE. DPM
[3] UNESP. IGCE. DPM
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rem: Revista Escola de Minas; v. 64, n. 1, p. 63-68, 2011-03-00.
Resumo

A absorção de água por peças cerâmicas para revestimentos é um dos parâmetros básicos de classificação das mesmas. Esta absorção foi estudada em argilas vermelhas da Formação Corumbataí, analisando a influencia da distribuição granulométrica e composição mineralógica em quatro amostras de matérias-primas com características diferentes, por meio da evolução da sinterização com o aumento da temperatura. Misturas entre elas foram preparadas calculando-se a contribuição de cada matériaprima com base na absorção de água de cada componente, pré-fixando a temperatura de queima e o valor de absorção de água. Foram analisadas as causas das variações experimentais em relação ao valor esperado, para fazer modificações na composição ou temperatura, permitindo assim maior controle dos produtos. O empacotamento adquirido para uma densidade de prensagem constante dos corpos-de-prova e a composição mineralógica, responsável pelo teor de fundentes, se mostraram eficientes para justificar o comportamento cerâmico observado. (AU)

Processo FAPESP: 07/50235-3 - Caracterizacao reologica de argilas da formacao corumbatai.
Beneficiário:Daniel Bartolomeu
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica