Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Eficiência de absorção, transporte e utilização de macronutrientes por porta-enxertos de caramboleira, cultivados em soluções nutritivas

Texto completo
Autor(es):
Danilo Eduardo Rozane [1] ; Renato de Mello Prado [2] ; Claudenir Facincani Franco [3] ; William Natale [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Solos e Adubos
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Solos e Adubos
[3] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Solos e Adubos
[4] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Solos e Adubos
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Agrotecnologia; v. 31, n. 4, p. 1020-1026, 2007-08-00.
Resumo

O estado nutricional de plantas cultivadas em solução nutritiva pode ser influenciado pelo tipo de solução utilizada, afetando desta forma seu adequado crescimento. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a exigência nutricional de porta-enxertos de caramboleira, cultivados em quatro diferentes soluções nutritivas. O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado, com três repetições, tendo como tratamentos as quatro soluções. Como solução padrão foi utilizada a de Hoagland & Arnon, comparada à outras três soluções. O experimento foi conduzido em condições de casa-de-vegetação, em recipientes plásticos com 8 L de capacidade. Após 150 dias do transplantio, foram determinados a matéria seca e o teor de nutrientes, inferindo-se o conteúdo dos macronutrientes na planta. Com esses resultados calculou-se os índices: eficiência de absorção; eficiência de transporte e eficiência de utilização dos nutrientes. As soluções nutritivas de Sarruge, de Castellane & Araújo e de Furlani foram semelhantes na produção de matéria seca das plantas de caramboleira. O uso da solução nutritiva de Hoagland & Arnon resultou em menor produção de matéria seca das caramboleiras, e, também, menor eficiência de utilização de Ca e Mg pelas plantas. A eficiência de transporte dos nutrientes foi a mais afetada pelas soluções nutritivas utilizadas, enquanto a eficiência de utilização dos nutrientes sofreu pouca variação em função das soluções empregadas. (AU)

Processo FAPESP: 04/09560-0 - Marcha de absorção de macro-micronutrientes em caramboleira
Beneficiário:Renato de Mello Prado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular