Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência de colorantes na degradação termo-oxidativa do policarbonato

Texto completo
Autor(es):
C. Saron [1] ; M.I. Felisberti [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. EEL. Departamento de Engenharia de Materiais
[2] UNICAMP. Instituto de Química
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: MATERIA-RIO DE JANEIRO; v. 14, n. 3, p. 1028-1038, 2009-00-00.
Resumo

Corantes e pigmentos são incorporados aos polímeros principalmente para melhorar suas propriedades estéticas. Porém, estes aditivos podem afetar a estabilidade térmica e fotoquímica do material. Este trabalho teve como objetivo estudar a influência de diferentes classes de colorantes sobre a estabilidade termo-oxidativa do policarbonato (PC), empregando os pigmentos à base de diazo de condensação e vanadato de bismuto e os corantes do tipo antraquinona e ftalocianina de cobre. Para tanto, foram realizados ensaios termogravimétricos no modo dinâmico em diferentes taxas de aquecimento e avaliadas as taxas de conversão, determinadas pela derivação das curvas termogravimétricas, e as energias de ativação, determinadas segundo o método de FLYNN e WALL. A análise da taxa de conversão revelou que a decomposição do PC contendo ou não colorantes ocorre em três etapas principais, porém a velocidade nestas etapas para o PC com colorantes é, na maioria dos casos estudados, superior à taxa de decomposição do PC puro. Isto indica que os colorantes estudados aceleram a degradação do PC. Entretanto, a energia de ativação calculada segundo o método de FLYNN e WALL não apresentou a mesma tendência observada nos resultados obtidos a partir das taxas de decomposição, sugerindo que a decomposição do PC não deve ser regida por uma cinética de primeira ordem, conforme se baseia o modelo de FLYNN e WALL. (AU)

Processo FAPESP: 00/14722-8 - Efeitos de sistemas colorantes-estabilizantes sobre o comportamento degradativo do policarbonato (PC)
Beneficiário:Clodoaldo Saron
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado