Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aplicação de TENS e laser de baixa freqüência no tratamento das disfunções temporomandibulares

Texto completo
Autor(es):
Melissa Thiemi Kato [1] ; Evelyn Mikaela Kogawa [2] ; Carlos Neanes Santos [3] ; Paulo César Rodrigues Conti [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. Bauru Dental School. Public Health Department
[2] University of São Paulo. Bauru Dental School. Prosthodontics Department
[3] University of São Paulo. Bauru Dental School. Prosthodontics Department
[4] University of São Paulo. Bauru Dental School. Prosthodontics Department
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Journal of Applied Oral Science; v. 14, n. 2, p. 130-135, 2006-04-00.
Resumo

O tratamento das Disfunções Temporomandibulares (DTM) objetiva ser conservador e reversível para alívio da dor e restauração da função normal. Sendo assim, tratamentos como a estimulação neural elétrica transcutânea (TENS) e o laser de baixa freqüência têm sido utilizados. Portanto, foi premissa deste trabalho a comparação do TENS com o a terapia com laser de baixa freqüência no tratamento de pacientes com DTM. Foram selecionados dezoito pacientes com sinais e sintomas de DTM crônica de origem muscular. O grupo LASER recebeu aplicação de laser e o grupo TENS, estimulação elétrica, totalizando 10 sessões, três vezes por semana, durante um mês. A avaliação foi feita imediatamente antes e 5 minutos após cada sessão terapêutica, por meio da escala de análise visual (EAV) para o registro da sensação de dor mensuração de abertura máxima e palpação muscular ( masseter e temporal anterior). Para análise estatística foram utilizados o teste de Friedman e ANOVA para mensurações repetidas. Os resultados demonstraram decréscimo na EAV e aumento da abertura bucal máxima de ambos os grupos (p<0,05). A palpação muscular apresentou diferença significante para o grupo LASER (p<0,05). Baseado na análise da EAV e movimentação ativa, concluiu-se que ambas as terapias propostas foram efetivas no tratamento das DTM, sendo que o efeito acumulativo pode ser o responsável pela melhora obtida. Porém, é sugerida cautela quando se analisa o presente resultado, devido ao aspecto auto-limitante das condições músculo-esqueletais como as DTMs. (AU)

Processo FAPESP: 01/00250-0 - Aplicação do aparelho TENS versus o uso de raio laser no tratamento das disfunções temporomandibulares (DTM)
Beneficiário:Melissa Thiemi Kato
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica