Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação microbiológica in vivo do efeito do preparo biomecânico dos canais radiculares utilizando diferentes soluções irrigadoras

Texto completo
Autor(es):
Mário Tanomaru Filho [1] ; José Carlos Yamashita [2] ; Mario Roberto Leonardo [3] ; Léa Assed Bezerra da Silva [4] ; Juliane Maria Guerreiro Tanomaru [5] ; Izabel Yoko Ito [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of the State of São Paulo, UNESP. Araraquara Dental School. Department of Endodontics - Brasil
[2] University of the State of São Paulo, UNESP. Araraquara Dental School. Department of Endodontics - Brasil
[3] University of the State of São Paulo, UNESP. Araraquara Dental School. Department of Endodontics - Brasil
[4] University of São Paulo, USP. Ribeirão Preto Dental School - Brasil
[5] University of the State of São Paulo, UNESP. Araraquara Dental School. Department of Endodontics - Brasil
[6] University of São Paulo, USP. Ribeirão Preto Pharmaceutics School - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Journal of Applied Oral Science; v. 14, n. 2, p. 105-110, 2006-04-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito antimicrobiano do preparo biomecânico com diferentes soluções irrigadoras. Foram utilizados 78 canais radiculares de pré-molares de 4 cães. Após indução experimental das lesões periapicais, os canais radiculares foram preparados utilizando as seguintes soluções irrigadoras: grupo 1) hipoclorito de sódio a 2,5% (NaOCl); grupo 2) clorexidina a 2% (CHX); grupo 3) soro fisiológico. No grupo 4 (controle) não foi realizado preparo biomecânico. A avaliação microbiológica do canal radicular foi realizada pela contagem de unidades formadoras de colônia, em ufc, nos diferentes meios de cultura. Foram utilizados 2 cones de papel absorvente em cada canal radicular para a realização da colheita microbiológica antes e 30 dias após o preparo biomecânico. As placas de cultura foram incubadas em ambiente de aerobiose, anaerobiose e microaerofilia. A avaliação estatística foi realizada pela análise de variância complementada pelo teste de Tukey e de Student. Os resultados demonstraram que houve redução dos microrganismos nos grupos NaOCl e CHX (p<0,05), com maior efetividade para a solução de clorexidina. Os grupos que utilizaram solução fisiológica e controle apresentaram aumento do número de microrganismos. Concluiu-se que o emprego de soluções irrigadoras antimicrobianas durante o preparo biomecânico promove a redução da microbiota endodôntica. No entanto foi ainda possível observar um considerável número de microrganismos. (AU)

Processo FAPESP: 02/06656-0 - Avaliacao microbiologica e do reparo da regiao apical e periapical apos preparo biomecanico dos canais radiculares de dentes de caes com reacao periapical cronica em funcao da solucao irrigadora empregada.
Beneficiário:Mario Tanomaru Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular