Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito das drogas anti-retrovirais sobre os valores dos linfócitos TCD4, RNA do HIV-1 e parâmetros antropométricos de neonatos de gestantes portadoras do HIV-1

Texto completo
Autor(es):
Patrícia El Beitune [1] ; Geraldo Duarte [2] ; Alcyone Artioli Machado [3] ; Silvana Maria Quintana [4] ; Ernesto A. Figueiró-Filho [5] ; Renata Abduch [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. Medicine School of Ribeirão Preto. Department of Obstetrics and Gynecology
[2] University of São Paulo. Medicine School of Ribeirão Preto. Department of Obstetrics and Gynecology
[3] University of São Paulo. Medicine School of Ribeirão Preto. Division of Infectious Diseases - Brasil
[4] University of São Paulo. Medicine School of Ribeirão Preto. Department of Obstetrics and Gynecology
[5] University of São Paulo. Medicine School of Ribeirão Preto. Department of Obstetrics and Gynecology
[6] University of São Paulo. Medicine School of Ribeirão Preto. Division of Infectious Diseases - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Clinics; v. 60, n. 3, p. 207-212, 2005-06-00.
Resumo

OBJETIVOS: Estudar o efeito das drogas anti-retrovirais sobre a quantificação dos linfócitos TCD4 e RNA do HIV-1 de gestantes portadoras do HIV-1 e parâmetros antropométricos de seus neonatos. MÉTODOS: Estudo prospectivo avaliando 57 gestantes e seus neonatos em três grupos: Grupo AZT, gestantes portadoras do HIV utilizando zidovudina (n=20); Grupo TT, mães utilizando zidovudina+lamivudina+nelfinavir (n=25), e Grupo Controle, mulheres saudáveis (n=12). A quantificação dos linfócitos TCD4 e RNA do HIV-1 de gestantes portadoras do HIV foi analisada em dois períodos durante a gestação. O prognóstico perinatal levou em consideração as taxas de pré-termos, restrição de crescimento intra-útero, mortalidade perinatal e transmissão vertical do HIV-1. Os dados foram analisados utilizando-se testes não paramétricos de qui-quadrado, Mann-Whitney, Friedman, Kruskal-Wallys e Wilcoxon para amostras pareadas, considerando-se significativos valores associados a p<0,05. RESULTADOS: Observou-se homogeneidade entre os dados demográficos e antropométricos de realce. A carga viral, inicialmente elevada (14.370 cópias/ml), reduziu-se significativamente no grupo com tratamento tríplice , chegando a 40 cópias/ml. Quanto à contagem de linfócitos CD4, observou-se recuperação significativa nas pacientes do grupo TT, no final da gestação, sendo esse valor significativamente diferente em comparação ao grupo AZT (p = 0,0052). Não se observou diferença entre os grupos quanto à duração da gestação, aos índices de Apgar, e à classificação antropométrica neonatal. Não houve nenhum caso de transmissão vertical do HIV-1. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos na presente casuística demonstram eficiência e sugerem segurança no uso de anti-retrovirais na gestação sobre parâmetros antropométricos dos neonatos. (AU)

Processo FAPESP: 01/08450-8 - Efeito das drogas antirretrovirais sobre o metabolismo glicêmico e lipídico em gestantes portadoras do vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1)
Beneficiário:Patricia El Beitune
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado