Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Digestibilidade aparente de macrófitas aquáticas pela tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) e qualidade da água em relação às concentrações de nutrientes

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Gonzaga Henry-Silva [1] ; Antonio Fernando Monteiro Camargo [2] ; Luiz Edivaldo Pezzato [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Centro de Aqüicultura
[2] UNESP. Depto. de Ecologia
[3] UNESP. Depto. de Melhoramento e Nutrição Animal
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE; v. 35, n. 3, p. 641-647, 2006-06-00.
Resumo

Objetivou-se com este estudo determinar os coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) da proteína bruta e dos aminoácidos de duas espécies de macrófitas aquáticas flutuantes (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) pela tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) e verificar a qualidade da água dos aquários de digestibilidade em relação às concentrações de nitrogênio e fósforo. Foram elaboradas três rações, marcadas com 0,10% de óxido de cromo-III, sendo uma ração-referência (purificada) e as demais contendo 30% de cada uma das macrófitas aquáticas. As tilápias-do-nilo (58,8 + 18,5 g) foram alimentadas até a saciedade aparente e a coleta de fezes foi feita pelo sistema Guelph modificado. Os CDA médios da proteína e dos aminoácidos foram, respectivamente, 93,17 e 93,32% para a ração-referência; 59,23 e 60,35% para E. crassipes; e 52,24 e 57,40% para P. stratiotes. Não foram constatadas diferenças significativas entre os valores de CDA da proteína e dos aminoácidos dos ingredientes vegetais. Os resultados obtidos demonstraram reduzida eficiência da tilápia-do-nilo em assimilar a maioria dos aminoácidos de E. crassipes e P. stratiotes. As excretas das tilápias-do-nilo contribuíram para o aumento das concentrações de nitrogênio e fósforo na água dos aquários, independentemente da ração fornecida. (AU)

Processo FAPESP: 02/04131-8 - Remoção de nutrientes de efluentes de aquicultura por macrófitas aquáticas (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) e determinação de seus valores nutritivos como alimento para Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
Beneficiário:Gustavo Henrique Gonzaga da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado