Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Formulação de rações para poedeiras com base em aminoácidos totais e digestíveis utilizando diferentes estimativas da composição de aminoácidos em alimentos

Texto completo
Autor(es):
Rosemeire da Silva Filardi [1] ; Elenice Maria Casartelli [2] ; Otto Mack Junqueira [3] ; Antonio Carlos de Laurentiz [4] ; Vinícius Assuena [5] ; Eliana Aparecida Rodrigues [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
[3] UNESP. FCAVJ. Departamento de Zootecnia
[4] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
[5] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
[6] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE; v. 35, n. 3, p. 768-774, 2006-06-00.
Resumo

Foram utilizadas poedeiras comerciais com 27 semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 3 x 3, com três repetições de seis aves por tratamento. Os fatores consistiram de três métodos de estimativa da composição de aminoácidos em ingredientes (tabelas brasileiras, equações de predição e fator para correção de aminoácido em função do teor de proteína do ingrediente) e três recomendações de aminoácidos, sendo duas de aminoácidos digestíveis e uma de aminoácidos totais. Os métodos de estimativa da composição de aminoácidos nos ingredientes afetaram apenas a conversão alimentar e a espessura de casca, que apresentaram os melhores resultados com a utilização das tabelas brasileiras. Embora as recomendações de aminoácidos tenham determinado diferenças em todos os parâmetros de desempenho, não afetaram a qualidade dos ovos. O desempenho das aves foi prejudicado pelos níveis de aminoácidos digestíveis, entretanto, ambas as recomendações promoveram desempenho semelhante e inferior ao de aminoácidos totais. O pior desempenho das aves alimentadas com as rações formuladas com aminoácidos digestíveis pode ser atribuído à deficiência em nitrogênio para a síntese de aminoácidos não-essenciais, visto que o nível protéico foi reduzido (12,5% PB), ou ainda à deficiência nos aminoácidos arginina, histidina, isoleucina, leucina e valina, cujos requerimentos mínimos não foram considerados na formulação das rações. (AU)

Processo FAPESP: 03/02648-6 - Formas de estimativa da composicao de ingredientes em aminoacidos e estudo da formulacao de racoes para poedeiras comerciais com base em perfis de aminoacidos totais e digestiveis.
Beneficiário:Otto Mack Junqueira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular