Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Capacidade de retenção de barreiras de proteção produzidas com solo arenoso estabilizado quimicamente

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Pelho Rizzo [1] ; José Augusto de Lollo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FEIS
[2] UNESP. FEIS
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 11, n. 3, p. 250-259, 2006-09-00.
Resumo

O artigo avalia a capacidade de retenção de barreiras de proteção ambiental de misturas de solo-cimento (7% em massa) e solo cal (8% em massa) para substâncias de origem orgânica (chorume e água residuária) e inorgânica (soluções ricas em K+, Na+ e Cl- - com concentrações de 100ppm). Os ensaios foram conduzidos com dois tipos de corpos de prova: 5cm de altura por 5cm de diâmetro (miniatura) e 25cm de altura por 7cm de diâmetro (coluna). Os resultados mostram valores de retenção muito bons para as substâncias de origem orgânica e valores promissores para as soluções inorgânicas. (AU)

Processo FAPESP: 02/02455-0 - Barreiras selantes de solo lateritico arenoso estabilizado quimicamente: opcao de baixo custo para protecao ambiental.
Beneficiário:José Augusto de Lollo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 01/11217-3 - Avaliação da eficácia de barreiras de proteção ambiental produzidas com solo laterítico arenoso compactado estabilizado quimicamente
Beneficiário:Rodrigo Pelho Rizzo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado