Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Métodos de inoculação de Colletotrichum fragariae em morangueiro

Texto completo
Autor(es):
Maria Aparecida de Souza Tanaka [1] ; Francisco Antonio Passos [2] ; Juarez Antonio Betti [3] ; Regina Célia de Matos Pires [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Agronômico. Centro de Fitossanidade
[2] Instituto Agronômico. Centro de Horticultura
[3] Instituto Agronômico. Centro de Fitossanidade
[4] Instituto Agronômico. Centro de Ecofisiologia e Biofísica
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 58, n. 4, p. 725-729, 2001-12-00.
Resumo

A antracnose do morangueiro, causada por Colletotrichum fragariae Brooks, é uma das mais importantes doenças da cultura. Além dos rizomas, o fungo causa lesões em estolhos, pecíolos, limbos foliares, pedúnculos e frutos. A inoculação de plantas com este patógeno é muitas vezes imprescindível em trabalhos que necessitam uniformidade de inóculo e reprodução de sintomas da doença. Isso ocorre em testes de patogenicidade, em testes de eficácia de métodos de controle, em estudos sobre a variabilidade de diferentes isolados do patógeno e em avaliação de germoplasma quanto à resistência à doença. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar comparativamente sete métodos de inoculação de morangueiro com C. fragariae, descrevendo os sintomas obtidos em diferentes órgãos da planta. Sintomas foliares (mancha preta da folha) foram observados principalmente quando se utilizou pulverização do inóculo. Os métodos mais eficientes em produzir murcha e lesões nos rizomas foram: ferimento e deposição de 5 mL de inóculo nos rizomas, ferimento e deposição de uma gota de inóculo nos pecíolos e injeção de inóculo nos rizomas. (AU)

Processo FAPESP: 96/09480-8 - Caracterizacao de isolados de colletotrichum associados a antracnose do morangueiro no estado de sao paulo.
Beneficiário:Maria Aparecida de Souza Tanaka
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular