Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Presença de Loxosceles similis Moenkhaus, 1898 (Araneae, Sicariidae) na Serra da Bodoquena, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Rute Maria Gonçalves de Andrade [1] ; Eunice Aparecida Bianchi Galati [2] ; Denise Vilarinho Tambourgi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Butantan. Laboratório de Imunoquímica - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia
[3] Instituto Butantan. Laboratório de Imunoquímica - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; v. 34, n. 3, p. 275-277, 2001-06-00.
Resumo

O veneno das aranhas do gênero Loxosceles causa lesão dermonecrótica e induz hemólise intravascular dependente de complemento, configurando um quadro clínico de intensa gravidade. No Brasil, as espécies L. gaucho L. intermedia e L. laeta, presentes no ambiente antrópico, têm sido apontadas como principais agentes do loxoscelismo. Além destas, existem outras espécies, que por predominarem no ambiente natural, não têm sido avaliadas quanto ao risco à saúde do homem, como é o caso de Loxosceles similis. O desenvolvimento de projeto de pesquisa, na Serra da Bodoquena, para observações ecológicas e identificação de insetos de interesse médico, possibilitou a captura de espécimens de Loxosceles similis na Serra da Bodoquena, Município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, nas grutas Pitangueiras e do Lago Azul. Os parâmetros para identificação, características ambientais do habitat da espécie, bem como atualização de sua distribuição geográfica são objetos deste trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 98/03155-3 - Mecanismos moleculares da hemolise, dependente de complemento, induzida pelo veneno da aranha loxosceles intermedia.
Beneficiário:Denise Vilarinho Tambourgi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular