Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Detecção de antraquinonas e identificação de 1,4-naftohidroquinona em suspensões celulares de Rudgea jasminoides (Cham.) Müll. Arg. (Rubiaceae)

Texto completo
Autor(es):
Marisa de Cacia Oliveira [1] ; Giusepina Negri [2] ; Antônio Salatino [3] ; Márcia Regina Braga [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Departamento de Botânica - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Departamento de Botânica - Brasil
[4] Instituto de Botânica. Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. Bot.; v. 30, n. 1, p. 167-172, 2007-03-00.
Resumo

Em Rubiaceae, antraquinonas e naftoquinonas são metabólitos secundários que caracterizam quimicamente a subfamília Rubioideae, na qual Rudgea jasminoides é incluída. Análises por cromatografia em camada delgada usando sistemas de solventes e reveladores específicos indicaram a presença de antraquinonas sintetizadas constitutivamente por suspensões celulares de R. jasminoides. Análises de GC/MS detectaram a presença de 1,4-naftohidroquinona como produto de biossíntese apenas após a eliciação das células com extrato de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Esta substância é provavelmente uma fitoalexina produzida por suspensões celulares de R. jasminoides. (AU)

Processo FAPESP: 98/05124-8 - Conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: o armazenamento de carboidratos e seu papel na adaptação e manutenção de plantas em seu habitat natural
Beneficiário:Marcos Silveira Buckeridge
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático