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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Triagem de desenvolvimento neuropsicomotor em instituições de educação infantil segundo o Teste de Denver II

Texto completo
Autor(es):
Magda Andrade Rezende [1] ; Priscila da Silva Costa [2] ; Patrícia Braga Pontes [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. Escola de Enfermagem
[2] USP. Escola de Enfermagem
[3] USP. Escola de Enfermagem
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Escola Anna Nery; v. 9, n. 3, p. 348-355, 2005-12-00.
Resumo

Desenvolvimento é um direito fundamental de qualquer criança e depende da interação entre herança genética e condições ambientais. A partir desta premissa, triou-se o desenvolvimento de 66 crianças (37 meninos e 29 meninas) de 2 a 3 anos que freqüentavam 4 instituições públicas de educação infantil (IEIs) na cidade de São Paulo. Usou-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. A maior parte da amostra (62,74%) ganha até 0,5 SM per capita por mês. As adequações de cada área do desenvolvimento foram: pessoal-social (N=54; 81,8%), motor fino (N= 53; 80,3%), motor grosso (N=53; 80,3%) e linguagem (N=49; 74,2%). Nas áreas de linguagem e pessoal-social, as crianças obtiveram os piores resultados e na motora grossa, os melhores. Levanta-se como hipóteses: os resultados de linguagem e pessoal-social foram prejudicados pelas condições das IEIS (escolaridade das educadoras e tamanho dos grupos de crianças) e talvez pela situação familiar. Quanto à área motora, vê-se que as crianças, mesmo pequenas, têm a possibilidade de brincar nas ruas. As hipóteses precisam ser comprovadas por novas pesquisas. (AU)

Processo FAPESP: 03/06249-9 - O desenvolvimento infantil em creches e pre-escolas avaliado pelo teste de triagem de desenvolvimento de denver ii (ttdd ii).
Beneficiário:Priscila da Silva Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 03/13343-1 - O desenvolvimento infantil em creches e pre-escolas avaliado pelo teste de triagem de desenvolvimento de denver ii (ttddii).
Beneficiário:Magda Andrade Rezende
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular