Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolas

Texto completo
Autor(es):
Magda Andrade Rezende [1] ; Vivian César Beteli [2] ; Jair Lício Ferreira dos Santos [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School of Nursing
[2] University of São Paulo. School of Nursing
[3] University of São Paulo. Ribeirão Preto Medical School
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13, n. 5, p. 619-625, 2005-10-00.
Resumo

O objetivo foi descrever os resultados de triagens do desenvolvimento motor de uma coorte de crianças que freqüenta 3 creches da cidade de São Paulo e levantar hipóteses a respeito destes resultados. Trinta crianças foram avaliadas três vezes, ao longo de dois anos, usando-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Na área motora grossa os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 3ª aplicação, p= 0,038*). Houve relação entre idade da criança (2 a 3 anos) e piores resultados (Teste exato de Fisher, p= 0,013*). Na área motora fina os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 2ª aplicação, p= 0,031*). O desenvolvimento motor melhorou depois que as crianças começaram a freqüentar as creches. São necessárias mais pesquisas a fim de atribuir influências específicas a cada área: creche e/ou família. (AU)

Processo FAPESP: 00/11890-7 - Habilidades de linguagem em crianças de zero a três anos de idade, cuidadas em creches: uma questão de saúde
Beneficiário:Vivian Cesar Beteli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica