Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ocorrência e caracterização de galhas entomógenas em plantas de áreas de vegetação natural em Delfinópolis, MG, Brasil

Texto completo
Autor(es):
M. V. Urso-Guimarães [1] ; C. Scareli-Santos [2] ; A. C. Bonifácio-Silva [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Biologia - Brasil
[2] Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Ecología. Departamento de Ecología de los Recursos Naturales - México
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 63, n. 4, p. 705-715, 2003-11-00.
Resumo

Neste trabalho registramos a ocorrência de galhas, galhadores, inquilinos e parasitóides em plantas de três áreas de vegetação natural em Delfinópolis, MG, Brasil. Como resultado foram obtidas galhas coletadas em folhas, nervuras de folhas, pecíolos, ramos e inflorescências de quinze famílias distintas. Quanto à morfologia, foram coletadas galhas globóides, cônicas, discóides e fusiformes, em forma de concha, uma sem formato definido e uma substituição do ovário pelo imaturo. Como principais indutores foram obtidos insetos das famílias Cecidomyiidae (Diptera), Psyllidae e Diaspididae (Sternorrhyncha/Hemiptera). Os parasitóides são da superfamília Chalcidoidea (Hymenoptera) e, como inquilinos ocasionais, Polyxenidae (Diplopoda) e Psocodea (Psocoptera). Os resultados deste trabalho contribuem para aumento do conhecimento sobre a diversidade de plantas hospedeiras e insetos galhadores associados à vegetação de campo rupestre, cerrado e mata de galeria. (AU)

Processo FAPESP: 99/05629-5 - Levantamento florístico de cinco áreas da região de Delfinópolis, MG, Brasil
Beneficiário:Ana Carolina Bonifacio da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 99/01429-1 - Relações filogenéticas entre os gêneros de Asphondyliini (Diptera: Cecidomyiinae: Cecidoyiidi)
Beneficiário:Maria Virginia Urso-Guimaraes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado