Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Redução da susceptibilidade à deformação piroplástica das argilas do Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes através da adição de matérias-primas

Texto completo
Autor(es):
A. C. A. Prado [1] ; A. Zanardo [2] ; M. M. T. Moreno ; A. P. M. Menegazzo [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Pós-graduação em Geologia Regional
[2] UNESP. IGCE. Departamento de Petrologia e Metalogenia
[4] Centro Cerâmico do Brasil. Centro de Inovação Tecnológica
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 54, n. 329, p. 7-20, 2008-03-00.
Resumo

A maioria das fábricas do Pólo de Santa Gertrudes usa as argilas desta região como única matéria-prima para a fabricação do suporte de revestimento BIIb. Estas argilas são compostas de uma forma geral por illita, albita, quartzo, hematita e em níveis localizados por carbonatos. Illita, hematita e carbonatos aumentam a susceptibilidade à super-queima e à deformação piroplástica. Esta susceptibilidade foi medida através de diagramas de gresificação. Foram testadas as seguintes amostras: perfil de uma mina (C); nível mais albítico desta mina (CV); misturas contendo CV e caulim; CV mais alumina; CV com feldspato potássico; CV com diabásio; CV mais caulim, feldspato e quartzo; CV mais diabásio e caulim; e uma massa industrial de porcelanato. As propriedades de CV variaram menos com a temperatura do que as de C. A adição de diabásio, alumina e feldspato potássico não alterou significantemente a inclinação das curvas de gresificação. A adição de caulim reduziu consideravelmente a susceptibilidade à super-queima e à deformação piroplástica, tendendo à estabilidade dimensional da massa de porcelanato. As variações da absorção e da retração com a temperatura foram menores na mistura que continha CV mais caulim, feldspato e quartzo, porém as peças dessa mistura ficaram frágeis. A massa composta por CV, diabásio e caulim também apresentou menor susceptibilidade à super-queima e à deformação piroplástica. (AU)

Processo FAPESP: 03/01123-7 - Variacao na composicao da formacao corumbatai, na regiao de rio claro (sp), e a potencialidade de diversificacao de produtos ceramicos.
Beneficiário:Maria Margarita Torres Moreno
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular