Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior

Texto completo
Autor(es):
Paulo Rogério Miranda Correia [1] ; Gislaine Banchetti Cordeiro [2] ; Camila Aparecida Tolentino Cicuto [3] ; Patrícia Grandino Junqueira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 20, n. 2, p. 467-479, 2014-04-00.
Resumo

A interdisciplinaridade pode ser considerada uma maneira diferente de enfrentar o impacto da explosão do conhecimento científico no âmbito educacional. Apesar da sua importância, as ações interdisciplinares nas salas de aula ainda são pouco frequentes, visto as dificuldades de planejamento e implementação enfrentadas pelos docentes. A literatura não apresenta um procedimento robusto para ajudar os professores a identificar possíveis conexões entre os seus cursos. O presente trabalho explorou o mapeamento conceitual (MC) como forma de identificar pontos de acoplamento entre as disciplinas Ciências da Natureza e Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos. Após quatro etapas de elaboração e revisão dos MCs, foi possível representar a interface entre essas disciplinas e identificar os conceitos tecnologia, complexidade e religião como elementos promissores para estimular a interdisciplinaridade. A utilização dos procedimentos descritos neste trabalho pode ser útil para se buscar a interdisciplinaridade em outras disciplinas de diferentes níveis da educação formal. (AU)

Processo FAPESP: 11/09941-7 - 14th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior
Processo FAPESP: 06/03083-0 - Concept maps as tools for assessing the merge of disciplinary knowledge during chemistry classes at high school.
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior
Processo FAPESP: 08/04709-6 - From theory to practice: the foundations for training students to make collaborative concept maps
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior