Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Queda de pressão em leito fixo de cubos de batata, beterraba e cenoura considerando encolhimento

Texto completo
Autor(es):
Javier Telis-Romero [1] ; Paulo José do Amaral Sobral [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Campus São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
[2] Universidade de São Paulo. Departamento de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY; v. 23, p. 110-115, 2003-12-00.
Resumo

Neste trabalho, o porosidade de leitos de cubos de batata, beterraba e cenoura com arestas iniciais de 8mm, foi determinada experimentalmente em função da umidade. A porosidade do leito, com diferentes umidades, obtidas por secagem a 70ºC por tempos diferentes, foi calculada utilizando-se as determinações experimentais de volume do leito e volume real das partículas. Esses dois volumes foram bem representados por equações lineares baseadas na lei da adtividade dos volumes. A porosidade foi representada satisfatoriamente por uma equação parabólica. A relação entre o volume do leito admensional e a umidade foram representadas por polinômios de terceiro grau. A queda de pressão através de um leito fixo de cubos de batata, beterraba e cenoura de 100mm de espessura foi determinada experimentalmente utilizando-se um equipamento com sistema de controle. Os resultados foram representados de maneira satisfatória por uma equação desenvolvida empiricamente a partir do modelo de Ergun. Como era de se esperar, a queda de pressão aumentou com a diminuição da porosidade do leito, conseqüência do encolhimento dos produtos. (AU)

Processo FAPESP: 98/08738-7 - Infra-estrutura de pesquisa em secagem e concentração de produtos alimentícios de estrutura sólida e pastosa utilizando métodos convencionais e alternativos
Beneficiário:Javier Telis Romero
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Infraestrutura - Gerais