Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos de três análogos do hormônio juvenil aplicados em bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)

Texto completo
Autor(es):
JOSÉ E. MIRANDA ; SÉRGIO A. DE BORTOLI ; ROQUE TAKAHASHI
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 31, n. 1, p. 19-25, Mar. 2002.
Resumo

Análogos do hormônio juvenil (AHJ) têm sido testados como reguladores de crescimento de Bombyx mori L., com vistas ao incremento da produção de casulos. Esses produtos, quando aplicados em doses adequadas, prolongam o período larval. Os efeitos da aplicação de AHJ podem variar com o produto, a linhagem e o momento de aplicação. Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito da aplicação tópica, em diferentes momentos, de três análogos do hormônio juvenil sobre o crescimento dos insetos e a produção de seda da linhagem brasileira C115xN108 do bicho-da-seda. Os produtos piriproxifem, metoprene e fenoxicarbe foram aplicados em larvas do bicho-da-seda a 24h, 48h, 72h e 96h após o início do quinto ínstar (HQI) e seus efeitos sobre características biológicas larvais e adultas e a produção de seda foram avaliados. Independentemente do momento de aplicação, os três produtos afetaram todos os parâmetros avaliados. A reserva de nutrientes acumulada durante o período larval prolongado dos insetos tratados foi destinada ao crescimento das glândulas sericígenas e, também, convertida em peso corporal, com conseqüentes incrementos na produção de seda. Aplicações entre 48 e 72 HQI provocaram os maiores incrementos na biomassa e na produção de casulos de B. mori. Variações no momento de aplicação de 24h e 96h não influenciaram a emergência ou a oviposição de adultos de B. mori, nem a viabilidade dos ovos. (AU)

Processo FAPESP: 97/13659-6 - Efeitos da aplicacao de analogos do hormonio juvenil no desempenho biologico e nos indices nutricionais do bicho-da-seda, bombyx mori l. (lepidoptera: bombycidae).
Beneficiário:Jose Ednilson Miranda
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado