Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da apoptose no intestino médio de Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae) tratado com Novalurom

Processo: 17/16714-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 13 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 19 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Daniela Carvalho dos Santos
Beneficiário:Marilucia Santorum
Supervisor no Exterior: Gianluca Tettamanti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi dell'Insubria, Itália  
Vinculado à bolsa:15/07119-9 - Avaliação da toxicidade do inseticida Novalurom em Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae), BP.DR
Assunto(s):Toxicidade   Morte celular   Inseticidas

Resumo

O bicho da seda, Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae), é um inseto de grande importância econômica para a produção de seda. Ele se alimenta de folhas de amoreira e é altamente sensível a inseticidas, portanto, o uso desses compostos em culturas próximas as plantações de amoreira pode afetar o desenvolvimento de B. mori, causando desequilíbrio em suas funções metabólicas e, consequentemente, comprometendo a produção de casulos. Entre os inseticidas destaca-se o Novalurom, um inibidor da síntese de quitina, que é usado para o controle de pragas de insetos em culturas próximas as plantações de amoreira. Com o objetivo de avaliar os efeitos apoptóticos de Novalurom no intestino médio de B. mori, os bichos-da-seda serão tratados com doses subletais do inseticida. Após a muda do 2º para o 3º instar larval, as larvas de B. mori serão alimentadas por 24 horas ad libitum com dieta artificial tratada com o inseticida. Paralelamente, o tratamento com o inseticida será realizado em larvas submetidas à muda do 4º para o 5º instar. As larvas de Bombyx mori serão anestesiadas e as amostras do intestino médio serão coletadas e processadas para a análise da fragmentação do DNA, avaliação da ativação das caspases e análise da expressão gênica. Considerando a falta de dados sobre os efeitos de Novalurom em B. mori, esta investigação fornecerá novas informações sobre o processo apoptótico induzido pelo tratamento de inseticidas. Além disso, dada a grande importância econômica deste inseto, esses dados poderão impactar positivamente a sericultura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTORUM, MARILUCIA; COSTA BRANCALHAO, ROSE MEIRE; BITTENCOURT GUIMARAES, ANA TEREZA; PADOVANI, CARLOS ROBERTO; TETTAMANTI, GIANLUCA; DOS SANTOS, DANIELA CARVALHO. Negative impact of Novaluron on the nontarget insect Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae). Environmental Pollution, v. 249, p. 82-90, JUN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.