Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ontogênese do sistema subterrâneo de Pachyrhizus ahipa (Wedd.) Parodi (Fabaceae)

Texto completo
Autor(es):
Camilla R.D. Milanez [1] ; Marina A. Moraes-Dallaqua [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univesidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Botânica - Brasil
[2] Univesidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. Bot.; v. 26, n. 3, p. 415-427, 2003-09-00.
Resumo

Realizou-se o estudo da ontogênese do sistema subterrâneo de P. ahipa com o objetivo de contribuir para o conhecimento da morfologia, bem como do processo de tuberização dos órgãos subterrâneos desta espécie. Amostras das regiões do hipocótilo e da raiz primária foram retiradas em diferentes fases de desenvolvimento da planta e processadas segundo técnica usual. Verificou-se que o sistema subterrâneo de P. ahipa compreende um xilopódio e uma raiz tuberosa. O xilopódio corresponde a uma porção cilíndrica, lenhosa e lignificada, próxima ao solo, da qual surgem novos brotos. Logo abaixo, encontra-se a raiz primária tuberosa, de formato predominantemente fusiforme. O processo de tuberização da raiz resulta da atividade de um câmbio vascular típico, juntamente com câmbios acessórios que surgem a partir da retomada de divisão celular do parênquima do xilema secundário, após a primeira fase do crescimento secundário usual. A ontogênese do xilopódio mostra que este apresenta natureza mista, formando-se a partir do crescimento secundário tanto do hipocótilo quanto da região basal da raiz primária tuberosa. (AU)

Processo FAPESP: 00/05657-8 - Caracterização morfo-anatômica dos órgãos vegetativos de Pachyrhizus ahipa (Wedd.) Parodi, como subsídio para extração de amido
Beneficiário:Camilla Rozindo Dias Milanez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado