Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas

Texto completo
Autor(es):
Regina Aparecida Garcia de Lima ; Eliete Farias Azevedo ; Lucila Castanheira Nascimento ; Semiramis Melani Melo Rocha
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43, n. 1, p. 186-193, Mar. 2009.
Resumo

A hospitalização pode ser uma experiência traumática para as crianças e seus familiares. O objetivo deste estudo foi explorar a experiência da utilização da arte do teatro clown no cuidado as crianças hospitalizadas, a partir de uma atividade desenvolvida por alunos de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram obtidos mediante observação de 20 crianças e 11 alunos, personagens do teatro clown em interação na clínica pediátrica de um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os dados empíricos foram analisados segundo a análise temática de conteúdo, os quais foram agrupados ao redor dos seguintes temas: expressões artísticas como forma de comunicação, participação do binômio criança e acompanhante e o clown como recurso terapêutico. Os resultados indicaram que esta experiência constituiu-se em uma intervenção concreta que valoriza o processo de desenvolvimento infantil, pois abre espaço para a fantasia, o riso, a alegria e a apropriação do cotidiano hospitalar; é um exemplo de ampliação do processo diagnóstico e terapêutico com a incorporação de intervenções que privilegiem as necessidades afetivas, emocionais e culturais da criança e sua família, na busca do cuidado atraumático. (AU)

Processo FAPESP: 01/10764-0 - Assistência à criança e ao adolescente com doença crônica: a enfermagem na produção de conhecimentos e cuidados
Beneficiário:Regina Aparecida Garcia de Lima
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular