Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diversidade de características funcionais dos frutos carnosos em uma área de Mata Atlântica

Texto completo
Autor(es):
Mauro Galetti [1] ; Marco Aurélio Pizo [2] ; Leonor Patrícia Cerdeira Morellato [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Ecol, BR-13506900 Rio Claro, SP - Brazil
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 11, n. 1, p. 181-193, 2011-03-00.
Resumo

A produção de frutos carnosos é a estratégia mais comum adotada por plantas arbóreas tropicais para dispersar suas sementes. Poucos estudos têm documentado variações em nível de comunidade na morfologia e composição química de frutos carnosos em comunidades tropicais ricas em espécie. Nós examinamos a diversidade funcional das características morfológicas e químicas dos frutos de 186 espécies, representando 57 famílias de plantas em uma área de planície coberta por Mata Atlântica bem preservada no sudeste do Brasil. Estávamos particularmente interessados em associar as características morfológicas e químicas dos frutos a seus principais dispersores de sementes: aves, mamíferos ou "misto" (i.e. frutos consumidos por aves e mamíferos). As características morfológicas e químicas dos frutos no geral se assemelharam a padrões observados em outras partes do mundo. Frutos consumidos por aves tendem a ser menores do que os frutos de mamíferos, apresentando predominantemente cor preta ou vermelha, enquanto os frutos de mamíferos são geralmente amarelos ou verdes. Frutos consumidos por mamíferos são mais variáveis do que os frutos de aves em relação às características morfológicas, enquanto o inverso é verdadeiro para as características químicas. Frutos "mistos" assemelham-se aos frutos consumidos exclusivamente por aves em relação aos padrões de variação das características morfológicas e químicas, o que sugere serem eles frutos primariamente ornitocóricos que são também explorados por mamíferos. Frutos "mistos" são comuns em florestas tropicais e representam excelente oportunidade para contrastar a efetividade de diferentes grupos funcionais de frugívoros ao dispersar a mesma espécie de planta. (AU)

Processo FAPESP: 01/10300-4 - Padrões de frugivoria e dispersão de sementes de palmeiras na Mata Atlântica
Beneficiário:Mauro Galetti Rodrigues
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 01/14463-5 - Diagnóstico das populações de aves e mamíferos cinegéticos nas unidades de conservação da Mata Atlântica de São Paulo
Beneficiário:Mauro Galetti Rodrigues
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular