Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento fisionômico de comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado do estado de São Paulo

Processo: 02/07412-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Flávio Augusto de Souza Berchez
Beneficiário:Flávio Augusto de Souza Berchez
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia aquática  Comunidades marinhas  Sistemas bentônicos  Bentos  Educação ambiental  Oceanos e mares 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidades Bentonicas | Costao Rochoso | Ecologia Marinha | Fisionomia | Substrato Consolidado

Resumo

A caracterização da biodiversidade de comunidades bentônicas em nível de comunidade resume-se, no litoral brasileiro, a pouco mais de uma dezena de trabalhos estudando, na totalidade, uma área aproximada de apenas 500 m2. Objetiva-se testar a viabilidade de um novo tipo de abordagem, inédito para comunidades marinhas de substrato consolidado, baseado na amostragem em nível fisionômico utilizando elementos amostrais constituídos por imagens de tamanho selecionado, obtidos em pontos aleatórios para obter-se informações básicas sobre a variação espaço temporal da estrutura da comunidade, complementadas por outras, como espécies dominantes em cada fisionomia. O método permitirá grande aumento na velocidade e abrangência das amostragens, que poderão ser realizadas em toda a extensão das regiões pretendidas, ao invés de apenas em estações isoladas. A partir das imagens será determinado o recobrimento percentual por cada uma das fisionomias dentro dos elementos amostrais. Em pontos selecionados os resultados serão comparados com outros obtidos em amostragens tradicionais utilizando o recobrimento percentual de espécies (método da interseção de pontos), sendo então avaliados o grau de perda de informações e a consistência das fisionomias definidas. Pretende-se ainda a formação de uma equipe envolvendo pesquisadores, estudantes e técnicos de apoio à pesquisa que permite a extensão do projeto e a divulgação de resultados pela realização de atividades de educação ambiental (trilha sub-aquática e tanque de visitação). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERCHEZ, FLAVIO; CARVALHAL, FABIANA; ROBIM, MARIA DE JESUS. Underwater interpretative trail: guidance to improve education and decrease ecological damage. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENT AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT, v. 4, n. 2, p. 12-pg., . (02/07412-8)