Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos moleculares do metabolismo energético em cérebro de aves, ratos e ruminantes: quantificação da expressão gênica de proteínas chave do metabolismo de glicose. Análise espécie - especifica via espectrometria de massa da interação hexoquinase - VDA

Processo: 04/03170-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Marcelo de Cerqueira César
Beneficiário:Marcelo de Cerqueira César
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/06687-2 - Estudo Protêomico da apoptose em neurônios aviares: papel da VDAC 1 e VDAC 2, BP.MS
Assunto(s):Apoptose  Espectrometria de massas  Hexoquinase  Mitocôndrias  Reação em cadeia da polimerase em tempo real 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Espectrometria De Massa | Hexoquinase | Mitocondria | Pcr Real Time | Vdac

Resumo

Trabalhos prévios do laboratório indicaram a existência de dois sítios de ligação (A e B) da hexoquinase à mitocôndria de cérebros, baseando-se na liberação da mesma com glicose-6-P (Cerqueira César e Wilson, 2002). Verificamos que a proporção de sítios A e B variava de acordo com a espécie animal estudada. Era de 90% A: 10% B no cérebro de rato, 60% A: 40% B no cérebro de coelho, e de 40% A: 60% B no caso do cérebro bovino. Posteriormente provamos que essa variação na proporção de sítios A e B de ligação da hexoquinase à mitocôndria espécie específica era devida a diferenças na expressão relativa das isoformas de VDAC (voltage dependent anion channel). Provamos que com relação à VDAC 3, as isoformas de VDAC 1 e VDAC 2 eram mais expressas no cérebro bovino em comparação com o cérebro de rato (Cerqueira César e Wilson, 2004). Nossos resultados, juntamente com os de Shinohara et al. (2000) foram os primeiros a mostrar uma comparação quantitativa dos níveis de RNAm das diferentes isoformas de porina em tecidos de diferentes espécies animais. A teoria que pretendo comprovar no presente projeto é que existe uma correlação entre níveis de glicose circulante e expressão espécie - específica diferenciada dos sítios A e B de ligação da hexoquinase à mitocôndria. Além de uma expressão diferenciada das isoformas de VDAC, hexoquinase e tranpostadores de glicose (GLUT). Os materiais biológicos para comprovar tal teoria serão tecidos cerebrais de bovino (57 mg/dl de glicose circulante), rato(73 mg/dl) e frango (168 mg/dl). Pretendemos apontar adaptações moleculares existentes para sobreviver com baixos níveis de glicose (cérebro de bovino) e altos níveis de glicose (aves) e apresentar possíveis sugestões para tratamentos moleculares de condições de hiperglicemia ou hipoglicemia em humanos e monogástricos. Acrescente-se o fato que o entendimento da interação VDAC - hexoquinase é de suma importância, pois trata-se de um dos pontos estratégicos de controle da apoptose, uma vez que a proteína pró-apoptótica Bax e a hexoquinase competem pelo mesmo sítio de ligação mitocondrial. Estaremos utilizando a espectrometria de massa em colaboração com o laboratório Thomson de espectrometria de massa da UNICAMP, sob coordenação do Prof. Dr. Marcos N. Eberlin, visando a identificação da isoforma predominante de VDACs nos cérebros aviários, de galinhas e bovino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLETI, MIRELE DAIANA; TESCH, ANDREA CRISTINA; CREPALDI, CARLA ROSSINI; MARTINS FERREIRA SOUZA, GUSTAVO HENRIQUE; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; CESAR, MARCELO DE CERQUEIRA. Relationship Between Expression of Voltage-Dependent Anion Channel (VDAC) Isoforms and Type of Hexokinase Binding Sites on Brain Mitochondria. JOURNAL OF MOLECULAR NEUROSCIENCE, v. 41, n. 1, p. 48-54, . (04/03170-5)