Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de requisições em larga escala utilizando o conceito de plano de navegação

Processo: 06/00375-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:João Eduardo Ferreira
Beneficiário:João Eduardo Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/08110-1 - Geração de Expressões NPDL a partir de Interface Gráfica para Controle de Ciclos em Bibliotecas., BP.TT
Assunto(s):Banco de dados  Gestão por processos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Architectural Model | Business Processes Management | Order Processing | Process Algebra | Scientific Workflows | Workflow Patterns | Banco de Dados

Resumo

Processamento de requisição é uma aplicação importante no gerenciamento de processos de negócio. Dois dos principais desafios para projeto e implementação de sistemas de processamento de requisi-ções são: (1) inter-operação e integração de sistemas de informação autônomos e heterogêneos; (2) evolução flexível e composição de elementos de software que implementam o workflow de processamento de requisições. Nesse projeto de pesquisa propomos o conceito de Plano de Navegação como solução para vários desafios de processamento de requisições. A hipótese principal de nossa pesquisa é que os três estágios de processamento de requisições podem ser separados, implementados, integrados e executados através de interfaces que apóiam tanto a integração de sistemas autônomos e heterogêneos como também a evolução flexível de workflows. Os três estágios são: primeiro, um cli-ente (usuário ou outro programa) gera uma requisição, isto é, um pedido de informação, materiais ou serviços; segundo, a requisição é validada através de uma série de passos de negócio. Isso é impor-tante desde que as requisições validadas possam ser finalizadas apenas quando elas satisfaçam as exigências especificadas nos passos de negócio; terceiro, a requisição validada é submetida aos pro-cessos de execução para alcançar os requisitos. A representação e execução de passos de negocio em ambientes de workflows tem gerado vários desafios. Um deles é: Qual é a melhor fundamentação formal e linguagem para controlar padrões de workflow? Algumas das linguagens workflow advogam abordagem de Redes de Petri ou Álgebra de Processos, como fundamentação formal. Entretanto, a implementação de padrões de workflow descritas por Álgebra de Processos ainda é um problema em aberto. Nessa pesquisa, Álgebra de Processos tem sido usada para representar uma descrição semi-formal da linguagem de definição de Plano de Navegação (NPDL). Seis atividades são propostas nes-se projeto de pesquisa para aprofundar e fortalecer o conceito de Plano de Navegação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAÚJO‚ L.V.; MALKOWSKI‚ S.; BRAGHETTO‚ K.R.; PASSOS-BUENO‚ M.R.; ZATZ‚ M.; PU‚ C.; FERREIRA‚ J.E.. A rigorous approach to facilitate and guarantee the correctness of the genetic testing management in human genome information systems. BMC Genomics, v. 12, n. Suppl 4, p. S13, . (06/00375-0)
OIKAWA, MARCIO K.; FERREIRA, JOAO E.; MALKOWSKI, SIMON; PU, CALTON; DAYAL, U; EDER, J; KOEHLER, J; REIJERS, HA. Towards Algorithmic Generation of Business Processes: From Business Step Dependencies to Process Algebra Expressions. Lecture Notes in Computer Science, v. 5701, p. 4-pg., . (06/00375-0)