Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de cefaleias primárias entre pacientes com disfunção temporomandibular e seu impacto na qualidade de vida

Processo: 06/02848-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Cinara Maria Camparis
Beneficiário:Ana Lúcia Franco Micheloni
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção temporomandibular   Dor facial   Cefaleia   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cefaleia | Dor Facial | Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Resumo

Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que abrange vários problemas clínicos envolvendo a musculatura da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM), estruturas associadas ou ambas. A cefaléia é um sintoma que freqüentemente aparece associado à DTM e a literatura internacional disponível apresenta pesquisas corroborando esses achados. Segundo os critérios da Classificação Internacional de Cefaléias - 2a edição, 2004, as cefaléias são classificadas em primárias, secundárias e neuralgias. A literatura tem mostrado que ambas as condições aqui em questão - DTM e cefaléias - podem comprometer em diferentes aspectos da qualidade de vida dos pacientes. Nesses dados baseia-se a relevância do estudo aqui proposto, que pretende investigar a prevalência das cefaléias primárias entre os indivíduos que procuram tratamento para DTM e avaliar a qualidade de vida dos indivíduos com essas duas condições, comparando-os com indivíduos controles não-pacientes, colaborando assim para um maior esclarecimento dessa possível interação. A amostra será composta por indivíduos que procuram tratamento para Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e encontram-se em lista de espera aguardando atendimento. Estes indivíduos serão avaliados quanto a presença de DTM por meio da aplicação do RDC/TMD, e em seguida responderão ao questionário para diagnóstico inicial de cefaléia, que será posteriormente confirmado por um neurologista. Será também aplicado o questionário SF 36 em 3 grupos (indivíduos portadores de DTM, portadores de DTM e Cefaléia e grupo controle), e seus resultados serão comparados. Ao final do levantamento será obtida a prevalência de cefaléia primária entre os pacientes com DTM e a avaliação da qualidade de vida dos pacientes portadores de DTM e DTM + Cefaléia, comparados com o grupo controle.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, ANA L.; GONCALVES, DANIELA A. G.; CASTANHARO, SABRINA M.; SPECIALI, JOSE G.; BIGAL, MARCELO E.; CAMPARIS, CINARA M.. Migraine is the Most Prevalent Primary Headache in Individuals with Temporomandibular Disorders. JOURNAL OF OROFACIAL PAIN, v. 24, n. 3, p. 287-292, . (06/02848-3)