Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de inibição da atividade de topoisomerases bacterianas por análogos do CcdB e o efeito antídoto do peptídeo CcdA41

Processo: 07/08052-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Reinaldo Marchetto
Beneficiário:Camila Aparecida Cotrim
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeos   Antibióticos   Toxinas bacterianas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibióticos | peptídeos | Topisomerases | toxinas bacterianas | Peptídeos

Resumo

O operon ccd (control of cell death) do plasmideo F é um sistema de morte celular programada, que contém os genes letD e letA, os quais codificam duas proteínas, o CcdB, a toxina e o CcdA, a antitoxina (MIKI et. al., 1984). A ação tóxica do CcdB está relacionada com o mecanismo de ação da DNA girase bacteriana, convertendo-a em um agente cititóxico e induzindo a clivagem do DNA (MAXWELL, 1992). A toxicidade do CcdB pode ser prevenida pela ação do CcdA através da formação de um complexo estável CcdA-CcdB (AFIF et.al., 2001). No entanto, em células que perderam o plasmídeo durante a divisão celular, a síntese de ambas proteínas deixa de ocorrer, e como a antitoxina é menos estável que a toxina ela é rapidamente degradada por uma protease, enquanto a toxina permanece na célula causando sua morte (COUTURIER et.al., 1998). O presente projeto tem por objetivo, avaliar a interação toxina-antitoxina empregando análogos sintéticos do CcdB com o análogo ativo CcdA41 e analisar a inibição das enzimas Topoisomerase IV e DNA girase pelos análogos de CcdB, além do possível efeito antídoto do CcdA41 nesta inibição.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA APARECIDA COTRIM; SAULO SANTESSO GARRIDO; ELIANE TROVATTI; REINALDO MARCHETTO. Síntese, caracterização e estudos de interação de um análogo da antitoxina CcdA empregando fluorescência no estado estacionário. Química Nova, v. 33, n. 4, p. 841-845, . (03/04492-3, 07/08052-9)