Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das assinaturas químicas do material particulado emitido das diferentes concentrações diesel / biodiesel e seus efeitos tóxicos em sistemas biológicos

Processo: 07/57747-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias pulmonares  Emissões de veículos  Combustíveis alternativos  Biodiesel  Poluição do ar  Qualidade de vida  Qualidade do ar  Mudança climática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiesel | Carcinogenese | Diesel | Disruptor Endocrino | Hpas | Inflamacao Aguda
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Contribuições...climáticas_123_163_164.pdf

Resumo

A poluição atmosférica evidencia-se como um problema de saúde pública em centros urbanos industrializados, com a presença cada vez maior de automóveis e indústrias como fontes poluidoras. Os efeitos sobre a saúde têm sido intensamente estudados nos últimos anos, mostrando que a exposição a poluentes atmosféricos vem causando um aumento na morbi-mortalidade e nas internações devido a problemas cardiorrespiratórios e câncer. A adoção de programas de combustíveis alternativos, como o álcool na década de 70 e atualmente o biodiesel tem como um dos seus objetivos reduzirem a emissão de poluentes atmosféricos, bem como minimizar os seus efeitos tóxicos a saúde. Assim, esse trabalho pretende analisar a composição química do material de combustão dos seguintes combustíveis: diesel (2000ppm e 500ppm de enxofre) e biodiesel (B5, B20, B100) correlacionando seus efeitos sobre a saúde, com o intuito de fornecer dados sobre as vantagens e as desvantagens da utilização desses combustíveis alternativos para a elaboração de políticas públicas que visam à melhoria da qualidade do ar e de vida da população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO, JOSE MARA; BELOTTI, LUCIANO; TOLEDO, ALESSANDRA C.; ANTONANGELO, LEILA; SILVA, FLAVIO S.; ALVIM, DEBORA S.; ANDRE, PAULO A.; SALDIVA, PAULO H. N.; RIVERO, DOLORES H. R. F.. Acute Cardiovascular and Inflammatory Toxicity Induced by Inhalation of Diesel and Biodiesel Exhaust Particles. TOXICOLOGICAL SCIENCES, v. 116, n. 1, p. 67-78, . (07/57747-0)