Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes relacionados ao metabolismo de vitamina d3 mediante suplementação e estudo de associação com a maciez da carne em bovinos da raça nelore

Processo: 08/01986-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Lilian Ribeiro Rezende
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Colecalciferol   Maciez da carne   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:expressão gênica | maciez da carne | raça Nelore | Vitamina D3 | Biologia Molecular

Resumo

O rebanho bovino no Brasil atingiu em 2007 a ordem de 165 milhões de cabeças, sendo 65% desse efetivo constituído de bovinos de corte apoiado em uma base de fêmeas caracterizada pela freqüência gênica Bos taurus indicus. A produção de carne no Brasil movimenta cerca de 17 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) gerando cerca de 430 mil empregos diretos, sendo que o consumo per capita de carne bovina no Brasil é da ordem de 37,6 kg/pessoa/ano. Dentre as características ligadas à qualidade da carne bovina in natura, a maciez destaca-se como o principal atributo desejado pelo consumidor final. A suplementação com vitamina D3 na dieta dos animais tem alterado positivamente a maciez da carne, por obter maior absorção e deposição de cálcio nos músculos. Porém, a eficiência desta suplementação pode ser influenciada pela exposição dos animais aos raios ultravioleta (UV) solares. O objetivo deste experimento é determinar os níveis de expressão dos genes 1±-OHase, 24-OHase, receptor de vitamina D (VDR), CAPN1 e CAST mediante suplementação de vitamina D3 na dieta com exposição solar, buscando a identificação de expressão diferencial desses genes de modo a possibilitar a sua associação com as características qualitativas da carne bovina. A metodologia utilizada para análise da expressão gênica será a técnica de RT-PCR quantitativo e para a quantificação dos resultados obtidos será adotado o método de quantificação relativa. Os dados serão submetidos ao Teste F e a diferença entre tratamentos será considerada significativa se os valores de probabilidade de P<0,05 forem obtidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, L. R.; DELGADO, E. F.; JUNIOR, A. R. L.; GASPARIN, G.; JORGE, E. C.; MOURAO, G. B.; COUTINHO, L. L.. Expression of 1alpha-HYD and 24-HYD in bovine kidney mediated by vitamin D-3 supplementation. Genetics and Molecular Research, v. 12, n. 4, p. 6611-6618, . (06/06963-1, 08/01986-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REZENDE, Lilian Ribeiro. Expressão de genes relacionados ao metabolismo de vitamina D3 mediante suplementação e estudo de associação com a maciez da carne em bovinos da raça Nelore. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.