Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa da variabilidade intrapessoal e interpessoal da ingestão de nutrientes em crianças em idade pré-escolar de diferentes regiões brasileiras

Processo: 08/07549-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Regina Mara Fisberg
Beneficiário:Michelle Alessandra de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:pesagem direta de alimentos | Pré-escolares | registro alimentar | variabilidade da dieta | avaliação do consumo em pré-escolares

Resumo

Introdução: A variabilidade da dieta constitui uma fonte potencial de erro nos estudos de avaliação do consumo alimentar comprometendo a acurácia e precisão na análise da ingestão habitual. Dados sobre a variabilidade da ingestão de adultos têm sido bem documentados na literatura, enquanto que na infância poucos trabalhos são destinados a esse fim. Objetivo: Estimar a variabilidade intrapessoal e interpessoal da ingestão de nutrientes em pré-escolares de diferentes regiões do Brasil. Metodologia: Serão utilizados dados secundários de um estudo transversal e multicêntrico realizado em 2007 que coletou dados de pré-escolares das cidades de Manaus, Natal, Recife, Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Em cada cidade investigada, foram avaliadas 250 crianças de creches públicas e 100 de creches particulares, constituindo uma amostra de 3150 crianças de ambos os sexos com idade entre 3 e 6 anos. Dados socioeconômicos e de consumo alimentar foram coletados. A pesagem direta de alimentos e o registro alimentar foram os métodos de avaliação do consumo escolhidos. Para estimar a variabilidade inter e intrapessoal de ingestão, foi realizada por meio de sorteio aleatório uma segunda coleta de dados dietéticos em 25% da amostra (n=788). Serão descritas as médias e o desvio-padrão dos nutrientes segundo variáveis socioeconômicas e demográficas, bem como estimadas as variabilidades intrapessoal e interpessoal de ingestão e calculado o número de dias de avaliação necessários para se obter uma confiabilidade de 90% nos resultados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, MICHELLE A.; VERLY-, JR., ELISEU; FISBERG, MAURO; FISBERG, REGINA M.. Children's nutrient intake variability is affected by age and body weight status according to results from a Brazilian multicenter study. Nutrition Research, v. 34, n. 1, p. 74-84, . (08/07549-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Michelle Alessandra de. Variabilidade intrapessoal e interpessoal da ingestão de nutrientes de crianças brasileiras. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.