Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência da solução de clorexidina a 2% na resistência adesiva de pinos de fibra de vidro em raizes bovinas

Processo: 08/10641-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Linda Wang
Beneficiário:Thales de Assis Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência de união (odontologia)   Clorexidina   Dentística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clorexidina | Pinos de fibra de vidro | resistência adesiva | Dentística

Resumo

As recentes constatações científicas da eficácia do uso de solução de clorexidina a 2% na qualidade das restaurações adesivas animaram as perspectivas em aumentar a longevidade destas restaurações. Clinicamente, um dos maiores desafios adesivos diz respeito aos dentes tratados endodonticamente reforçados com pinos intracanais. Além da dinâmica de ordem mecânica, a adesão destes pinos representa uma etapa crítica. O objetivo neste estudo será de avaliar a influência do uso de solução de clorexidina a 2% logo após o condicionamento ácido na resistência adesiva de pino de fibra de vidro, utilizando um sistema adesivo convencional de três passos, um de dois passos e um sistema autocondicionante de dois passos. As hipóteses nulas a serem testadas são de que: 1- Não há diferença de resistência adesiva com ou sem o uso de solução de clorexidina; 2- Não há diferença de resistência adesiva com o uso dos diferentes sistemas adesivos. 3- Não há diferença de resistência adesiva nas diferentes regiões analisadas. Sessenta raízes bovinas serão selecionadas, mantidas e renovadas em timol a 0,1%. Após tratamento endodôntico e desobturação padronizados, as raízes serão aleatoriamente distribuídas em 6 grupos de acordo com o tratamento adesivo: G1- SBMP (com uso de Scothbond Multi Purpose), G2- SB (com uso de Single Bond 2), G3- C (com uso de Clearfil SE Bond). Os grupos G4, G5 e G6 serão respectivamente tratados com os sistemas de G1, G2 e G3 somados ao uso de solução de clorexidina a 2% após o uso do ácido. Todos as raízes serão restauradas com pino de fibra de vidro cônico Exacto e cimento resinoso dual RelyX ARC. Após 07 dias mantidos imersos em água, as raízes serão seccionadas perpendicularmente ao longo eixo e identificadas quanto aos terços, obtendo fatias que serão submetidas ao teste de extrusão (push-out) em máquina de teste universal a 0,5mm/min e carga de 100Kg. Os dados serão tabelados considerando as variáveis do uso ou não de solução de clorexidina, diferentes sistemas adesivos e terços radiculares. Se passarem no teste de distribuição normal, as análises serão realizadas pelo teste de ANOVA e comparações múltiplas com Tukey, ambos com p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WANG, L.; PINTO, T. A.; SILVA, L. M.; ARAUJO, D. F. G.; MARTINS, L. M.; HANNAS, A. R.; PEDREIRA, A. P. R. V.; FRANCISCONI, P. A. S.; HONORIO, H. M.. Effect of 2% chlorhexidine digluconate on bond strength of a glass-fibre post to root dentine. International Endodontic Journal, v. 46, n. 9, p. 847-854, . (08/10641-5)