Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação da proteína tub em núcleos hipotalâmicos: efeitos da leptina, insulina, jejum, idade e dieta hiperlipídica

Processo: 09/08075-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Patrícia de Oliveira Prada
Beneficiário:Patrícia de Oliveira Prada
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55674-8 - Regulação da proteína TUB em núcleos hipotalâmicos: efeitos da leptina, insulina, jejum, idade e dieta hiperlipídica, AP.JP
Assunto(s):Hipotálamo   Resistência à insulina   Dieta hiperlipídica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipotálamo | Ingestão alimentar | resistência a insulina | tub | tubby | Clínica Médica

Resumo

O estudo de proteínas ligadas ao desenvolvimento de obesidade é de extrema relevância atual. Mutação do gene tubby resulta em camundongos (tubby) que desenvolvem obesidade na vida adulta com resistência à insulina e progressiva degeneração da córnea e retina. Estudos recentes têm apontado o gene tubby como novo candidato para alteração de peso corpóreo também em seres humanos. No entanto, a regulação fisiológica e fisiopatológica da proteina tub não foi ainda investigada. A tub é predominantemente expressa no hipotálamo juntamente com o receptor de leptina e de insulina. Assim, investigaremos em camundongos controles a regulação da tub por dois importantes hormônios anorexigênicos: insulina e leptina in vivo. De forma complementar, o efeito do jejum e da realimentação, e o efeito da dieta hiperlipídica na regulação da tub serão também investigados. Como a obesidade nos camundongos tubby só se desenvolve após os 6 meses de idade é importante investigar o efeito da idade na regulação dessa proteína. Como foi descrito que a mutação da proteína tub causa degeneração progressiva da retina secundária a apoptose, fazendo-se uma analogia em relação ao hipotálamo, pode-se conjecturar que a obesidade observada em camundongos tubby possa ser decorrente, pelo menos em parte, de apoptose localizada em núcleos hipotalâmicos responsáveis pelo controle da homeostase energética e que esta perda seja tempo-dependente. Assim, avaliaremos o aparecimento de apoptose em núcleos hipotalâmicos em animais tubby em diferentes idades. Adicionalmente, investigaremos em núcleos hipotalâmicos de animais tubby, o efeito da insulina e leptina sobre a ingestão alimentar, sinalização desses hormônios, expressão de neuropeptídeos e atividade da AMPK. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELETTI, THAYANA DE OLIVEIRA; DOS SANTOS, ANDRESSA CASSIA; ROCHA, GUILHERME ZWEIG; SILVA, VAGNER RAMON RODRIGUES; QUARESMA, PAULA GABRIELE FERNANDES; ASSALIN, HELOISA BALAN; JUNQUEIRA, FELIPE SILVA; ROPELLE, EDUARDO ROCHETE; OLIVEIRA, ALEXANDRE GABARRA; SAAD, MARIO JOSE ABDALLA; et al. Acute exercise reduces feeding by activating IL-6/Tubby axis in the mouse hypothalamus. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 13, p. 16-pg., . (08/55674-8, 10/18918-6, 10/18901-6, 09/08075-4)