Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo quantitativo da infecção por Babesia bovis e Babesia bigemina em diferentes grupos genéticos de bovinos de corte

Processo: 09/12961-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Talita Barban Bilhassi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Gado Nelore   Gado Aberdeen-Angus   Bovinos de corte   Carrapatos   Resistência à doença
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angus | Bovinos de corte | carrapatos | Hemoparasitas | Nelore | resistência a doenças | Melhoramento de Bovinos de Corte

Resumo

A técnica de qPCR ( reação em cadeia da polimerase quantitativa ) será utilizada para avaliar a intensidade de infecção por Babesia bovis e Babesia bigemina em bovinos de corte. Serão utilizados grupos de 25 bezerros e 25 vacas de corte de três grupos genéticos diferentes (Nelore, ½ Nelore+ ½ Bos taurus e puros Bos taurus). De cada animal serão colhidas amostras de sangue da veia jugular e de vasos periféricos, para extração de DNA, sorologia e confecção de esfregaços sangüíneos. As reações de PCR quantitativo serão preparadas com DNA extraído de sangue colhido com anticoagulante EDTA. A verificação da ocorrência de parasitemia será feita por meio da identificação e contagem direta dos parasitos nos esfregaços sangüíneos corados por Giemsa, preparados a partir de sangue periférico. Os resultados obtidos serão analisados com o objetivo de encontrar possíveis variações entre e dentro dos grupos genéticos e faixas etárias estudados quanto à intensidade de infecção por babesias, visando detectar fatores relacionados às causas da variação clínica na resistência aos endoparasitas e fornecer subsídios para a identificação de animais mais resistentes e o estabelecimento de maneiras mais efetivas de controle destes parasitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BILHASSI, TALITA B.; OLIVEIRA, HENRIQUE N.; IBELLI, ADRIANA M. G.; GIGLIOTI, RODRIGO; REGITANO, LUCIANA C. A.; OLIVEIRA-SEQUEIRA, TERESA C. G.; BRESSANI, FLAVIA A.; MALAGO, JR., WILSON; RESENDE, FLAVIO D.; OLIVEIRA, MARCIA C. S.. Quantitative study of Babesia bovis infection in beef cattle from Sao Paulo state, Brazil. TICKS AND TICK-BORNE DISEASES, v. 5, n. 3, p. 234-238, . (09/12961-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BILHASSI, Talita Barban. Estudo quantitativo da infecção por Babesia bovis e Babesia bigemina em diferentes grupos genéticos de bovinos de corte. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.