Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução e validação para o português do gaudenz-fragebogen usado no diagnóstico da incontinência urinária feminina

Processo: 09/14232-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Beneficiário:Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico diferencial  Psicometria  Saúde da mulher  Incontinência urinária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnóstico Diferencial | Incontinência Urinária | Psicometria | Saúde da mulher | Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: Entre as mulheres, os tipos mais comuns de incontinência urinária (IU) são a de esforço, a urge-incontinência e a IU mista. Sendo indispensável para o tratamento adequado o diagnóstico correto, com meta fixada na correção da disfunção ou alteração que causa a perda de urina. Gaudenz propôs um questionário com escores para pontuar e identificar o tipo de IU em mulheres que possibilita estabelecer um diagnóstico inicial. Objetivo: Realizar a adaptação cultural do Gaudenz-Fragebogen e avaliar suas propriedades psicométricas entre mulheres brasileiras com incontinência urinária. Métodos: O questionário será traduzido para a língua portuguesa (do Brasil) de acordo com os critérios internacionais, seguido da adaptação cultural, estrutural, conceitual e semântica do questionário para que possa ser aplicado em mulheres brasileiras com IU. O questionário possui 16 itens, sendo o tamanho da amostra estipulado em 160 mulheres com incontinência urinária. A validação ocorrerá por meio da avaliação da qualidade do construto adaptado, e os resultados dos escores pontuados de incontinência urinária de esforço, urge-incontinência e incontinência urinária mista serão correlacionados com os resultados dos estudos urodinâmicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JENSEN, RODRIGO; LOPES MONTEIRO DA CRUZ, DINADE ALMEIDA; GOMES, JR., LUIZ CELSO; BAENA DE MORAES LOPES, MARIA HELENA. Attributing Fuzzy Values to Nursing Diagnoses and Their Elements: The Specialists' Opinion. INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING KNOWLEDGE, v. 24, n. 3, p. 134-141, . (10/10158-2, 09/14232-5)