Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do software fuzzy kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem

Processo: 10/10158-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Beneficiário:Rodrigo Jensen
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico de enfermagem   Tecnologia educacional   Lógica fuzzy
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnóstico De Enfermagem | Logica Fuzzy | Tecnologia Educacional | Diagnóstico de Enfermagem

Resumo

Introdução: Durante o curso de Mestrado, foi desenvolvido um software que avalia a acurácia diagnóstica de alunos de enfermagem. O software foi avaliado positivamente por especialistas em informática e alunos, assim, viu-se a necessidade de aperfeiçoá-lo e responder a novos questionamentos. Objetivos: Traduzir e adaptar para a língua inglesa o software Fuzzy Kitten e avaliá-lo como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem. Material e método: Estudo experimental que usará o delineamento de mensurações repetidas. O software será aperfeiçoado quanto à características técnicas e estéticas, adaptado à NANDA-I 2009-2011 e traduzido para o inglês. Dois grupos de especialistas em diagnósticos de enfermagem, um formado por brasileiros e outro por americanos, irão parametrizar o software estabelecendo os valores de relação às atividades. Dois grupos de 40 a 60 alunos de enfermagem utilizarão o software, um constituído por alunos brasileiros e outro por alunos americanos. Os alunos brasileiros serão expostos ao uso do software e a um método tradicional no ensino do diagnóstico de enfermagem, o método de Lunney (2004). Análise dos dados: Serão comparados valores de relação estabelecidos por especialistas brasileiros e americanos, analisando possíveis discordâncias por questões culturais. O desempenho entre alunos brasileiros e americanos no uso do software será comparado. Serão analisados critérios como média do tempo despendido na atividade, média de acertos, preferência do método e considerações sobre a contribuição ao aprendizado para determinar se o uso do software é eficaz no ensino frente ao método de Lunney (2004).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JENSEN, RODRIGO; LOPES MONTEIRO DA CRUZ, DINADE ALMEIDA; GOMES, JR., LUIZ CELSO; BAENA DE MORAES LOPES, MARIA HELENA. Attributing Fuzzy Values to Nursing Diagnoses and Their Elements: The Specialists' Opinion. INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING KNOWLEDGE, v. 24, n. 3, p. 134-141, . (10/10158-2, 09/14232-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JENSEN, Rodrigo. Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.