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Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Jensen
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Helena Baena de Moraes Lopes; Heloisa Helena Ciqueto Peres; Luiz Fernando Costa Nascimento; Luciana de Lione Melo; Ianê Nogueira do Vale
Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes; Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
Resumo

Introdução: O software Fuzzy Kitten é uma ferramenta educacional para o ensino do diagnóstico de enfermagem e que avalia a acurácia diagnóstica. Em um estudo prévio o software foi avaliado por especialistas em informática e alunos. Frente a esta avaliação viu-se a necessidade de atualizá-lo, expandi-lo e responder a novos questionamentos. Objetivos: Desenvolver a versão 2.0 do software Fuzzy Kitten, incorporando o modelo "Developing Nurses' Thinking" e avaliá-lo como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem, entre alunos de graduação em enfermagem. Métodos: Utilizando o delineamento crossover, dois subgrupos de alunos de graduação em enfermagem (A e B) foram expostos ao uso do software Fuzzy Kitten 2.0 em momentos inversos. A acurácia foi mensurada por estudos de caso, em papel, com perguntas sobre características definidoras/fatores de risco (questão 1), fatores relacionados (questão 2) e diagnósticos de enfermagem (questão 3). Foram realizadas três medidas: baseline, medida 1 e medida 2. Resultados: O Fuzzy Kitten 2.0 conta com a atualização e expansão da primeira versão e sua migração para um site institucional da Universidade Estadual de Campinas. Dentre as atualizações implementadas foi viabilizado o auto-cadastramento do usuário, mudanças no layout, modificações na página de escore e atualização da classificação de diagnósticos de enfermagem (NANDA Internacional 2009-2011). O software foi expandido, sendo inserida a etapa de identificação de fatores relacionados e implementado o modelo Developing Nurses' Thinking na etapa de análise do caso clínico. Na comparação do desempenho dos grupos A (n = 9) e B (n = 12), no estudo de caso em papel, foi rejeitada a hipótese nula de igualdade entre intervenção e controle na questão 1 (p=0,0065) e não rejeitada nas questões 2 (p=0,8031) e 3 (p=0,8538). Conclusão: Os resultados encontrados mostram que o software Fuzzy Kitten 2.0 pode melhorar a habilidade do aluno em identificar características definidoras/ fatores de risco em casos clínicos. Sugerem-se novos estudos com maior tamanho amostral e exposições repetidas, com o propósito de identificar o efeito do software sobre a acurácia diagnóstica do aluno e sobre a habilidade em identificar fatores relacionados (AU)

Processo FAPESP: 10/10158-2 - Avaliação do software fuzzy kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
Beneficiário:Rodrigo Jensen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado