Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes de virulência em cepas de Listeria monocytogenes isoladas de casos clínicos e de alimentos, submetidas a diferentes condições de crescimento

Processo: 09/16931-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Destro
Beneficiário:Maria Teresa Destro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia de alimentos  Listeria monocytogenes  Listeriose  Virulência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estresse | Genes de virulência | Listeria monocytogenes | Microbiologia de Alimentos

Resumo

Listeria monocytogenes é um patógeno oportunista de origem alimentar responsável pela listeriose, doença com alta taxa de mortalidade. O controle deste patógeno nas plantas processadoras de alimentos é uma das tarefas mais difíceis, pois ele tem facilidade em formar biofilmes e se adapta facilmente às condições adversas do meio. O sorotipo 4b de L. monocytogenes é isolado com maior frequência em casos clínicos, enquanto o sorotipo 1/2a é geralmente isolado nos alimentos. A razão para isso ainda permanece desconhecida. Alguns estudos têm sido realizados com o intuito de entender se as cepas 4b ou 1/2a apresentam diferenças com relação à expressão dos seus genes de virulência, ou mesmo se possuem mecanismos de proteção diferenciados ao estresse ambiental. Com este estudo, pretende-se verificar se o estresse osmótico e/ou térmico tem alguma influência na expressão de genes de virulência de L. monocytogenes, sorotipos 1/2a e 4b, isoladas em nosso país, de casos clínicos e alimentos. Os resultados auxiliarão na compreensão do comportamento do patógeno frente a condições que estão submetidos durante o processamento de alimentos e poderão ser usados no desenvolvimento de estratégias para seu controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, V. B.; MUJAHID, S.; ORSI, R. H.; BERGHOLZ, T. M.; WIEDMANN, M.; BOOR, K. J.; DESTRO, M. T.. Contributions of sigma(B) and PrfA to Listeria monocytogenes salt stress tinder food relevant conditions. International Journal of Food Microbiology, v. 177, p. 98-108, . (09/16931-8, 09/14618-0)